almofada de algodão orgânico pintada à mão forrada com lã ovina agroecológica
Almofada de algodão orgânico estampada naturalmente com pintura à mão utilizando tintas naturais feitas de plantas. Forro com lã ovina orgânica.
produto único, feito artesanalmente.
pintura feita por Roberta Kremer.
Peças feitas pelo "Coletivo Ovelhas Azuis", um coletivo que reúne o Instituto Compassos (@institutocompassos ), o Núcleo de Agroecologia da UFSC (@nucleoagroufsc ) e o ateliê Natalia Seeger (@atelienataliaseeger ). Divulgamos os processos que envolvem a lã, desde a criação de ovelhas em sistema agroecológico, a tosquia, a lavagem, a carda, a feltragem e os tingimentos naturais. Atuamos através de fazeres e saberes manuais, acreditando que esse é o caminho para a transformação social.
COLETIVO OVELHAS AZUIS
O projeto "ovelhas azuis" nasceu na união de mulheres através da força do trabalho agroecológico, inclusivo e artesanal. O projeto aborda trabalhos manuais com a lã (da criação das ovelhas, tosquia, lavagem da lã, carda, fiação, tingimento natural) como forma de transformação social. O Instituto Compassos e o Núcleo de Agroecologia da UFSC fazem parte dessa história.
FEITO À MÃO ✋
Os processos são feitos manualmente utilizando técnicas ancestrais e ecológicas de produção (desde a tosquia, lavagem, carda ao tingimento). Plantas e restos de alimentos são reaproveitados para tingir a lã naturalmente, grupos de mulheres são formados para lavar e cardar lã, e assim se faz uma vida mais artesanal e inclusiva.
ANCESTRALIDADE
A ovelha acompanha o ser humano há quase 8 mil anos (ou será que somos nós que as acompanhamos?), ela foi uma das responsáveis por nossa sobrevivência na Terra. Passar conhecimentos acerca da lã e seus processos é uma forma de honrar esse ser tão importante na nossa história.
A LÃ
A lã que utilizamos é obtida através de um sistema agroecológico, onde diferentes espécies (plantas, animais, humanos, insetos) estão mutuamente se beneficiando.
AS OVELHAS 🐑
Diferentes espécies de ovelha são criadas a partir desse sistema na Fazenda da Ressacada da UFSC (Florianópolis/SC), desde a ovelha crioula moura, crioula branca, e misturas de outras raças.