porta pratos/vasos de lã ovina agroecológica - feltragem manual
  • porta pratos/vasos de lã ovina agroecológica - feltragem manual

    R$ 53,00Preço
    material: lã ovina agroecológica
    técnica: feltragem manual
    ____________________________________________
     
    COLETIVO OVELHAS AZUIS
    O projeto "ovelhas azuis" nasceu na união de mulheres através da força do trabalho agroecológico, inclusivo e artesanal. O projeto aborda trabalhos manuais com a lã (da criação das ovelhas, tosquia, lavagem da lã, carda, fiação, tingimento natural) como forma de transformação social. O Instituto Compassos e o Núcleo de Agroecologia da UFSC fazem parte dessa história.
    
    FEITO À MÃO ✋
    Os processos são feitos manualmente utilizando técnicas ancestrais e ecológicas de produção (desde a tosquia, lavagem, carda ao tingimento). Plantas e restos de alimentos são reaproveitados para tingir a lã naturalmente, grupos de mulheres são formados para lavar e cardar lã, e assim se faz uma vida mais artesanal e inclusiva.
    
    ANCESTRALIDADE
    A ovelha acompanha o ser humano há quase 8 mil anos (ou será que somos nós que as acompanhamos?), ela foi uma das responsáveis por nossa sobrevivência na Terra. Passar conhecimentos acerca da lã e seus processos é uma forma de honrar esse ser tão importante na nossa história.
    
    A LÃ
    A lã que utilizamos é obtida através de um sistema agroecológico, onde diferentes espécies (plantas, animais, humanos, insetos) estão mutuamente se beneficiando. 
     
    AS OVELHAS
    Diferentes espécies de ovelha são criadas a partir desse sistema na Fazenda da Ressacada da UFSC (Florianópolis/SC), desde a ovelha crioula moura, crioula branca, e misturas de outras raças.