Our Recent Posts

Tags

a fala muda: relações entre antropologia, moda e arte.

Deixamos de nos comunicar através da palavra escrita manualmente, passamos a escrever e nos expressar através de máquinas (datilografar, escrever, computadores, telefones celulares, smartphones). Parece que a forma com que nos expressamos está cada vez mais ágil, eficiente, moderna. Até mesmo as músicas que ouvimos não possuem letras (algumas até dispensam instrumentos musicais).

Através de equipamentos tecnológicos, nós conquistamos a habilidade e a capacidade de acelerar o tempo, chegando a quase não utilizar mais as palavras. Para nossos quase mil amigos nas redes sociais, nós precisamos estabelecer novos códigos de comunicação, para que a mensagem seja mandada e compreendida em menos tempo que o comum (se comparado a escrita). Adaptações e modificações de palavras, gifs que sintetizam acontecimentos – políticos, sociais, econômicos, ou até mesmo em relação a seriados, novelas, filmes, obras de arte -, símbolos que dispensam palavras… e as imagens.

A Traição das Imagens” (1928-29). René Magritte. Na Imagem, vemos a representação de um cachimbo, e não um cachimbo em si mesmo. Mostrando a força de representação que as imagens possuem ao iludir o espectador.

Fotografias que revelam muito mais do que apenas “roupas do dia”, “re